Quantidade de Páginas visitadas

Alunos do Colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II Conquistam 18 medalhas na Modalidade Atletismo nos Jogos Escolares do Paraná-Fase Regional
No último fim de semana do mês de abril, iniciou os Jogos Escolares Fase Regional. O Colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II – E.F.M, Patrimônio Engenheiro Azaury, município de Assis Chateaubriand, por meio de seus alunos, participou pela primeira vez na modalidade Atletismo, na Modalidade de Xadrez e Modalidade Tenis de Mesa pela segunda vez com êxito. A competição segue para Medianeira no mês de Junho, Fase Macro-regional.

Os atletas, além de trazer a oportunidade de seguir na competição, arrecadaram o maior número de medalhas possíveis: dezoito.

No desafio das várias competições, na modalidade Atletismo o aluno Marcelo Leal Alves conquistou a medalha de ouro nos 100 metros e prata nos 200 metros; a aluna Sabrina Leal de Paula conquistou duas medalhas de ouro – uma nos 75 metros e outra nos 250 metros; o aluno Mateus Feroldi Martins conquistou duas medalhas- uma de prata nos 250 metros e outra de bronze nos 75 metros; o aluno Rodrigo dos Santos conquistou uma medalha de prata no Arremesso de Peso, 2º lugar; Renan Dutra Folly conquistou uma medalha no Arremesso de Peso, ficando com o 1º lugar; quanto a modalidade xadrez, a aluna Karine dos Santos conquistou o 1º lugar no xadrez relâmpago e o 2º lugar no xadrez rápido; a aluna Sabrina Leal de Paula conquistou o 1º lugar no xadrez rápido e 2º lugar no xadrez relâmpago; o aluno Rodrigo dos Santos conquistou dois segundos lugares, rápido e relâmpago; o aluno Roberto Leal da Conceição conquistou duas medalhas de bronze, rápido e relâmpago; o aluno Marcelo Leal Alves conquistou o 1º lugar no xadrez rápido; já o Tênis de Mesa em dupla, os alunos Roberto Leal da Conceição e Rodrigo dos Santos conquistaram o terceiro lugar .

- Foi um excelente resultado, tendo em vista que a escola participou pela primeira vez da competição na Modalidade Atletismo, Xadrez e pela segunda vez na modalidade Tênis de Mesa. No geral, foi muito bom – ponderou a professora Rosely Sobral Gimenez Polvani, Diretora do Colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II.

O professor de Educação Física do Colégio, Gilberto Francisco De Carli, ficou satisfeito com a forma como a equipe se portou diante dessa competição e parabenizou as atletas pela conquista das medalhas. "Estamos contentes que conseguimos o objetivo de ganhar, mesmo com as dificuldades que se apresentaram. Disputamos de acordo com as nossas características e limites. Ganhamos muitas medalhas, mas o mais importante foi a participação dos alunos", destacou o professor De Carli.

Os professores, equipe diretiva e pedagógica, funcionários, alunos, pais e comunidade parabenizam os alunos que foram os destaques da competição.

Todos os competidores fazem parte do Colégio, que atendeu ao programa do Governo do Estado do Paraná, com execução da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. O campeonato foi representado por 14 atletas e 7 deles receberam medalhas durante o evento.

Nos dias 4 a 8 de junho, os competidores dos Colégios do Estado do Paraná nas modalidades individuais e coletivas voltam a participar da Fase Macro-regional, na cidade de Medianeira.















PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA DO PARANÁ
O colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II - E.F.M situado no Patrimônio Engenheiro Azaury,  Assis Chateaubriand, foi uma das 56 escolas  escolhidas para fazer parte  do Projeto "Educando com a Horta Escolar  e Gastronomia  do Paraná" que foi desenvolvido desde 2012 pela  SEED (Secretaria Estadual de Educação), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Emater, SEAB e Pastoral da Criança. O objetivo deste Projeto é desenvolver hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas.

Trinta e cinco pessoas , entre eles alunos, professores, funcionários, pais, comunidade escolar, APMF, Conselho Escolar , Grêmio Estudantil, Emater, Pastoral da Criança, Coordenadora da Pacc (Programa de Atividade Complementar Curricular em Contraturno) de Assis Chateaubriand, Direção do Colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II, Direção da Escola Rural Municipal Manoel Ribas, Secretaria da Educação de Assis Chateaubriand, Chefias dos NREs de Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Umuarama, Goioerê.
VIAGEM CULTURAL (18/03/13)
O Colégio Estadual do Campo Papa João Paulo II e a Escola Rural Municipal Manoel Ribas  trabalhou  com a cultura Indígina, e no dia 18 de abril  de dois mil e treze realizou uma Viagem Cultural até a Aldeia  Tekohá  Ocoy no Municipio de São Miguel do Iguaçu. A aula  de campo realizada  com objetivo  de valorização da Cultura Indígena, e conhecimento que vai além  da sala de aula  e as atividades pedagógicas realizados com os educandos foram: Leitura e Interpretação e Produção Textual, Arte, Lenda, Música  e Dança Indígena  com apresentações  e confecções de mural.



Proposta Horticultura e Jardinagem
Os alunos e professores do ensino regular  da Escola Estadual Papa João Paulo II, juntamente com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal  Manoel Ribas  participaram do plantio de orquídeas  nas árvores no patio da escola e na frente da escola no dia 01 de novembro de 2012.

No dia 30 de outubro a direção, equipe pedagógica foram receber as doações de orquídeas efetuadas pelos orquidários "Água da Figueira, da senhora Elza pertencente ao município de Assis Chateaubriand , orquidário Eliza da senhora Eliza pertencente ao município de Maripá.

Queremos agradecer as doações recebidas pelos orquidários mencionados acima, ajuda da professora Josimeire Gneri, professora Silvana Mori, funcionária Clarice, alunos e demais professores e funcionários   que não mediram esforços para que esse trabalho fosse bem sucedido.
Passeio em Jesuias Horta
No dia 21de Agosto de 2012 a turma do Programa Horticultura da Escola Papa João Paulo II juntamente com a turma do 4º ano da Escola Rural Manoel Ribas do Patrimônio Engenheiro Azaury, realizaram um passeio à propriedade do Senhor Vanderley, próxima à Cidade de Jesuítas para conhecer a Horta Orgânica onde é feito o Cultivo de grandes variedades de hortaliças e em especial “Couve-rabano”. Em seguida passamos para conhecer a famosa árvore “Tamanqueira”, usada na fabricação de Tamanco , e que ainda não foi cortada por fazer parte da reserva legal daquela localidade. Na volta passamos em Assis Chateaubriand onde visitamos a Fabrica Café Velho Capitão onde os alunos conheceram todo o processo da fabricação desse item tão consumido por todos.


Proposta de Horticultura e Jardinagem ( Clique Para Ver fotos)

Proposta Horticultura e Jardinagem

A escola estadual papa João Paulo II – E.F. oferece aos 25 alunos deste estabelecimento de ensino, desde 2009, a proposta horticultura e jardinagem. o objetivo do programa é incentivar o consumo de alimentos orgânicos no cotidiano escolar e familiar dos discentes, estendendo-se à comunidade escolar.

Além disso, pretende-se incentivar os pequenos produtores de nossa localidade a diversificação da  cultura, visando sua permanência no campo.







Festa Julina (Clique aqui para ver fotos)

A presença da dança remonta desde a antiguidade. Para se ter noção, os povos não letrados praticavam em seu cotidiano uma série de danças, como as de caça, máscaras, guerreiras, nupciais,  fúnebres, medicinais, de colheitas, religiosas, lúdicas, etc.

Praticamente em todos os países do mundo existem danças folclóricas. Essas danças tem ligação com manifestações de culto,  fatos épicos, atos favoráveis às divindades, tarefas de trabalho coletivo que ensinam a alegria da cooperação. Sabe-se que conjugam os mais diversos aspectos da vida cotidiana, associando a música ao gesto, à cor, ao ritmo, ao sentido lúdico e utilitário, à graça dos gestos e dos atributos da resistência física em manifestações de saúde, alegria e vigor.

A Balainha, uma dança folclórica, assim como muitas outras danças,  é de origem europeia que foi trazida para o Brasil pelos portugueses. O objetivo dessa tradição era atrair uma floresta verdejante, uma relva com pastos viçosos, uma colheita abundante e o surgimento das flores.

Essa dança é observada no litoral dos estados do Paraná e Santa Catarina. Outros nomes que a Balainha é conhecida:  Dança dos Arcos Floridos, Jardineira. Os pares são constituídos geralmente por  mulheres, cada um deles, sustentando um arco florido.

Em nossa escola foi um pouco diferente, os pares foram formados por meninos e meninas. Ao centro , um aluno segurando o mastro de sustentação.

Quanto a dança, foi escolhida devido a sua atraente coreografia. Então, os alunos da Escola Estadual Papa João Paulo II - E.F treinou a coreografia, assessorados pela professora Elaine Scramim Piveta, professora de Educação Física desta escola. Assim, no dia 04 de julho, apresentaram-na para toda a comunidade escolar, objetivando que todos os presentes conhecessem um pouco da nossa cultural regional. A dança do Arco Florido surpreendeu a todos os presentes.

Nossos agradecimentos à professora Elaine, aos alunos da escola e outras pessoas que contribuíram para o sucesso do evento. Destacamos a colaboração do CTG Crioula de Toledo, CTG de Tupãssi, Nice Piveta e demais colaboradores.





Proposta de Leitura (Clique aqui para ver fotos)
Proposta de leitura

O objetivo principal da proposta de implementação pedagógica intitulado “Que bom é ler!”, instituída no ano de 2010 pela E.E. Papa João Paulo II, é o de fomentar o hábito pela leitura de forma que essa prática, juntamente com outras ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa e demais matérias uma vez por semana, em dias e horários diferentes como consta no cronograma da proposta a fim de colaborar para com o gosto e a habilidade dessa atividade. O incentivo do adulto, no caso, do professor, é fundamental nesse processo, sendo ele o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com a leitura/literatura na escola é promover uma aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que não, simplesmente, pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

Imbuídos deste anseio, a equipe da escola reinaugurou a proposta no dia 27 de julho com vídeos, painéis sobre a temática. Para finalizar, alunos e professores das escolas rural municipal e estadual se reuniram embaixo da barraca cedida pela empresa Coamo e fizeram uma roda de leitura. Os alunos após a leitura de textos variados, concluíram socializando-os entre os pares . Que prazeroso foi esse momento, todos lendo. No próximo bimestre faremos outras práticas educativas para incentivar e ajudar nossos discentes e comunidade escolar a se tornarem grandes leitores.

Feira do Campo (Ver fotos)

Feira do Campo

06/08/2012 18h05 

Realizou-se no dia 26 de julho de 2012, numa terça-feira, na Escola Estadual Papa João Paulo II – E.F.e Escola  Rural Municipal Manoel Ribas,  no Patrimônio Engenheiro Azaury, cidade de Assis Chateaubriand,  a 3ª edição da Feira do Campo. O evento seguiu durante os três períodos. Segundo os organizadores do evento, equipe pedagógica e direção das duas escolas, muitos alunos de escolas convidadas circularam pela área da feira: As escolas municipais Janice Galdino do município de Assis Chateaubriand, escola Rural Municipal Rui Barbosa e a estadual Tancredo Neves do Patrimônio de Silveiropólis, da mesma cidade.        





       



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito